Aliando a estética, versatilidade e resistência, o ladrilho hidráulico é um daqueles revestimentos que nunca deixam de ser ótimas opções para um projeto arquitetônico que transborda personalidade.
A origem dos ladrilhos hidráulicos está na época bizantina (entre 476 e 1453), já decorando pisos e paredes das construções locais em composições de mosaicos cheios de cores e padrões geométricos. A partir de 1867, quando foi levado à Europa como alternativa ao mármore, se tornou muito popular na arquitetura ocidental também, ganhando diversos outros padrões e cores.
No Brasil, o revestimento chegou na década de 1920 e se tornou muito popular em construções de Arquitetura Moderna. Os ladrilhos hidráulicos foram utilizados especialmente em projetos residenciais, adornando banheiros e cozinhas ou em mosaicos nas fachadas de edificações públicas.
Atualmente, é utilizado também como revestimento de outros tipos de superfícies, como bancadas, painéis e até mesmo em mobiliários em projetos residenciais ou comerciais.
Produção artesanal garante resistência e durabilidade
Embora tenha se passado muito tempo desde a criação dos primeiros ladrilhos hidráulicos, o processo de produção deles permanece essencialmente o mesmo por todos estes anos.
Produção
Eles são produzidos a partir de uma base de cimento branco, misturada a pó de mármore, óxido de ferro e pigmentos das cores desejadas. Essa base é despejada sobre um molde de bronze ou de latão (que tem sido mais utilizado atualmente) adornados com os padrões ou desenhos escolhidos. Então, o ladrilho é encaixado em uma prensa hidráulica onde ele é comprimido e em seguida descansa por 24h.
Após o descanso, o ladrilho é submerso em água (daí o hidráulico no seu nome) por 8h e então passara 4 semanas descansando em um ambiente de sombra para que o cimento cristalize completamente.
O processo de produção é demorado e realizado peça por peça, o que garante um valor maior para cada ladrilho. Entretanto, o resultado é um revestimento de alta durabilidade e resistência para áreas internas e externas, que possuam pouco ou muito trânsito de pessoas.
aplicação
Por isso, tem boa performance em estacionamentos, jardins e áreas de piscina, resistindo ao efeito contínuo do sol ou da água sem trincar ou perder sua cor. Na área interna, são mais conhecidos pelo uso em banheiros e cozinhas que, aliado às suas cores e padrões, garantem ambientes cheios de personalidade.
Com suas superfícies antiaderentes e antiderrapantes, são perfeitos para estes espaços. No entanto, podem ser inseridos em qualquer tipo de ambiente, em projetos residenciais ou corporativos, sem qualquer tipo de contraindicação.
Cores e padrões ao infinito para a decoração
O imaginário referente aos ladrilhos hidráulico geralmente nos leva a pensar em ambientes adornados nas paredes ou piso com quadrados de cores fortes e padrões geométricos. Atualmente, entretanto, é possível encontrar ladrilhos hidráulicos com formatos diferentes, como os hexagonais ou triangulares; com padrões orgânicos ou com desenhos.
Mesmo que eles sejam mais conhecidos pelas suas cores e padrões, os ladrilhos hidráulicos também são opções viáveis de revestimento para ambientes mais sóbrios ou minimalistas.
Abaixo, enumeramos alguns usos criativos dos ladrilhos hidráulicos em projetos arquitetônicos.
Uma infinidade de cores e padrões para achar o seu estilo
Com a infinidade de cores e padrões disponíveis nos ladrilhos hidráulicos, é possível encontrar peças perfeitas para os mais diversos estilos visuais de decoração de interiores. Seja ambientes mais divertidos, sofisticados, contemporâneos ou com um ar nostálgico-retrô, os ladrilhos hidráulicos podem ajudar a compor o estilo sonhado por um cliente.
Demarque ambientes com o ladrilho hidráulico
Em projetos arquitetônicos de planta aberta ou de áreas integradas, os revestimentos podem ser bons aliados na divisão dos espaços.
O ladrilho hidráulico é uma boa opção para criar essas delimitações, especialmente quando pensamos nas cores e desenhos em que estão disponíveis, afetando completamente o visual do espaço. No piso, podem ser utilizados como verdadeiros tapetes para demarcar ambientes com seus padrões e cores.
Crie composições com outros materiais
A composição é um dos elementos chaves da decoração de interiores. A mistura de elementos, materiais, cores, texturas e formas ajudam a criar uma identidade para o ambiente. O ladrilho hidráulico, mesmo nas suas cores mais vibrantes, é um material que compõe ambientes incríveis com diversos materiais. A madeira, o cimento queimado, o ferro são exemplos de materiais que criam ótimas composições com os ladrilhos hidráulicos, trazendo outras texturas para o ambiente.