Logo Gava

Com experiência em projetos e obras corporativas, A GAVA possui soluções para diversas áreas e atividades, buscando sempre executar projetos de arquitetura com precisão e compromisso aliados à bases primordiais de um trabalho com qualidade e inovação respeitando sempre o orçamento e expectativas de nosso clientes.

Arquitetura Full Service em São Paulo

Edifício Landmark Nações Unidas

Av. das Nações Unidas, 12399, CJ131B

São Paulo, São Paulo 04578-000, BR

+55 11 5093-9691

contato@gava.arq.br

Top
Image Alt

GAVA

projeto home office

Já tem algum tempo em que o trabalho remoto foi incorporado como uma forma mais flexível quanto ao espaço de trabalho, especialmente naquelas profissões em que um computador conectado à internet é a principal ferramenta. Dessa forma, a casa deixou de ser unicamente destinada à moradia, cedendo parte do seu espaço para dar lugar à um home office. 

Versatilidade: pensando grandes e pequenos espaços

Um ambiente amplo de trabalho pode ser o sonho de muitas pessoas, mas com a diminuição dos espaços das arquiteturas das grandes cidades, é preciso se adaptar e criar soluções criativas com medidas menores, especialmente quando pensamos em dividir o espaço de relaxamento e lazer da casa com o espaço de trabalho. Por isso, a versatilidade é a palavra chave quando pensamos nestes tipos de ambientes. 

Independente do tamanho disponível, é imprescindível saber não só quais são os equipamentos necessários para que o cliente execute bem o seu trabalho. É importante também entender sua rotina, como ele se apropria do espaço, suas preferências de decoração. Entender estes vários aspectos da vida de um cliente podem ser a chave para a elaboração de um layout que seja funcional e uma decoração próxima do que ele deseja. 

Um bom aproveitamento do espaço pode ser feito com o uso de prateleiras, nichos, armários ou estantes altas, onde podem ser colocados arquivos, livros e documentos, além de manter o ambiente organizado. As mesas e escrivaninhas feitas sob medida em marcenaria ou loja de planejados também são sempre boas escolhas, para além de poderem ser personalizadas. 

Para espaços reduzidos, vale pensar em móveis retráteis ou dobráveis de fácil manuseio, como as mesas com tampos que podem ser escondidos na parede, quando estão fora de uso, por exemplo. 

Conforto e eficiência no projeto de home office

Sabemos que uma das vantagens de se trabalhar em casa é ter autonomia sobre as suas pausas e o seu horário de trabalho em geral, mas nem por isso os aspectos ergonômicos não devem ser levados em consideração. Para além da prevenção de lesões adquiridas por esforço repetitivo, a ergonomia também pode promover um ambiente de trabalho mais confortável e eficiente, para qualquer tipo de função que você desempenhar no seu home office.

Existe uma diferença entre os projetos corporativos e um projeto de home office: todo o estudo e desenho dos móveis, iluminação e decoração é pensado especificamente para uma pessoa. Nós já falamos sobre ergonomia para projetos corporativos que você pode ler um pouco mais aqui. Se os projetos corporativos tendem a trabalhar com elementos mais neutros e ajustáveis, para se adequar a qualquer colaborador que ocupar o espaço, o projeto de home office utiliza outro elemento para compor o projeto ergonômico: os gostos e preferências do cliente. 

Por isso, é o momento certo para tornar o ambiente além de confortável, mais agradável, com toques criativos que, por mais que o ambiente seja de trabalho, tiram o clima de escritório do espaço. Seja incorporando plantas para um toque de frescor ou com paredes super coloridas, o home office é uma tela em branco que pode ser preenchida de acordo com as preferências do cliente. 

Fim de expediente: como separar o local de trabalho do local de descanso?

Trabalhar em casa pode ser um desafio para muitas pessoas. Se por um lado é uma forma de fugir do estresse provocado pelo trânsito e o tempo de deslocamento; por outro lado, é possível que seja mais difícil separar o trabalho da vida cotidiana e do lazer em casa. 

Um dos pontos de atenção no projeto de um Home Office precisa ser na marcação desta separação. Para quem tem um cômodo da casa destinado ao escritório, essa marcação é mais evidente: ele é o ambiente de trabalho, assim como uma sala dentro de um ambiente corporativo, só que mais próximo da sua própria cozinha. 

Já para aqueles que possuem um espaço mais restrito e precisa partilhar o cômodo com outra função, como por exemplo a sala de estar ou o quarto, a delimitação do espaço de trabalho se torna mais necessária ainda para evitar distrações que podem diminuir a eficiência do serviço a ser executado.

Existem muitas formas criativas e inovadoras de delimitar um espaço, sejam elas barreiras físicas ou mais intuitivas. Das físicas, podemos citar os biombos, as cortinas, estantes, os aparadores, as paredes de vidro, os cobogós ou as grades vazadas. Já nas barreiras intuitivas, temos a divisão pela cor da parede – que tem ficado muito popular atualmente por ser rápida e econômica -, ou a utilização de revestimentos diferentes para cada área, seja no piso ou na parede. Estes exemplos são pensados especialmente para dividir o espaço em ambientes diferentes mas sem alterar a integridade do cômodo, delimitando-os por suas funções.

Projetar um bom Home Office é entender não somente a criar espaços agradáveis, mas que atendam as necessidades de trabalho do cliente com o máximo de conforto e foco, para que ele possa ter momentos prazerosos também no final do seu expediente. E esse é o objetivo da GAVA Arquitetura em todos os seus projetos de arquitetura residencial e corporativa. 

 

Faça um comentário