O cimento queimado é um tipo de revestimento que tem sido cada vez mais adorado pela sua versatilidade. Uma opção resistente e barata, que pode ser utilizado tanto no piso quanto na parede e se adéqua a diversos estilos de decoração, além da facilidade da aplicação: um verdadeiro coringa da arquitetura contemporânea.
DO QUE É FEITO O CIMENTO QUEIMADO?
O que é chamado de cimento queimado é na verdade uma mistura composta basicamente de cimento, areia e água, mas que pode conter também aditivos, como a sílica, que diminuem os riscos de rachadura na aplicação e melhoram a aderência da mistura. Tradicionalmente, essa mistura é preparada em suas proporções no próprio local de aplicação, mas atualmente existem misturas prontas à venda no mercado, onde só é necessário adicionar água para iniciar a aplicação.
Embora tenha se tornado cada vez mais popular, a mistura e a técnica já são antigas, vindo da zona rural. O tradicional piso Vermelhão contém exatamente a mesma mistura base do cimento queimado, mas adiciona também o pó à base de óxido de ferro, que dá a coloração de vermelho-terra. Era um tipo de piso com bastante apelo popular pelo seu custo benefício, mas, ao contrário da reinvenção atual dele, exigia o esforço de manutenção na aplicação cera para dar o efeito brilhante.
A aplicação atual do cimento queimado já conta com a aplicação de um verniz impermeabilizante após o piso ficar pronto, que oferece um acabamento brilhante similar ao enceramento dos Vermelhões (ou opção de um acabamento fosco), e que dá mais uma camada de proteção para o piso.
Além disso, para fugir do cinza que pode parecer muito duro ou rústico, do cimento tradicional, pode-se utilizar o cimento branco ou o pó de mármore para obter uma composição mais clara. O uso do cimento branco também possibilita a transformação do cimento queimado em outras cores, que não seriam possíveis a partir da base cinza tradicional.
CIMENTO QUEIMADO NA ARQUITETURA RESIDENCIAL E CORPORATIVA
Por ser um tipo de revestimento de alta resistência, pode ser utilizado em diversos tipos de ambiente, sendo uma ótima escolha tanto para residências quanto para empresas e corporações. Além disso, sua coloração tradicional em cinza pode ser trabalhado em diversos estilos de decoração, combinando-o com materiais como: madeira, vidro e metal, por exemplo.
Uma dica de decoração é apostar nas cores mais vibrantes e alegres, que contrastam bem com o aspecto frio do cinza tradicional. Apostar na decoração do mobiliário e em acessórios é o principal para dar mais vida e a personalidade do cliente ao ambiente em que o cimento queimado traz mais rigidez. O espaço se transforma, adquirindo uma cara mais industrial, rústica ou elegante.
Um outro ponto interessante do uso do cimento queimado é que por ser um material frio, é uma ótima opção para a regular temperatura de ambientes muito expostos ao sol. Dessa forma, é uma boa opção para ambientes de escritório ou de produção, que precisam ter temperaturas mais amenas. Para ambientes que precisam ser mais aconchegantes, no entanto, é preciso balancear com uma decoração mais quente e confortável, no contrário, não é indicado.
CUIDADOS NA APLICAÇÃO
É importante ressaltar que, mesmo que o cimento queimado seja um revestimento versátil que pode ser utilizado tanto no piso quanto na parede, ele se comporta de formas diferentes nesses dois lugares. Por isso, embora o cimento queimado seja um revestimento considerado de fácil aplicação, é imprescindível que seja aplicado por um profissional experiente, especialmente se aplicação for feita no chão.
O concreto durante o período de secagem e endurecimento, ele vai se dilatando e, se essa dilatação não é levada em consideração na aplicação, pode ocasionar em rachaduras. Por isso, ele não pode ser aplicado como uma peça única no ambiente, ele precisa ser dividido em espaços menores e possuir um respiro entre este eles para a dilatação, o que é calculado pelos arquitetos.
E mesmo após a secagem completa, o peso dos móveis e o trânsito das pessoas no ambiente também causam influência no revestimento, também podem ocasionar em rachaduras. Isso não quer dizer que o cimento queimado não pode ser aplicado em ambientes com maior trânsito, como ambientes corporativos, mas que precisam de cuidados específicos para garantir que não existirão problemas futuros.
Na parede, esse problema não é tão intenso quanto no piso. Como não há movimentação, a dilatação do cimento queimado é menor.
A preparação do espaço para receber o cimento queimado também é extremamente importante para o sucesso do produto final. Um contrapiso bem feito e uma parede bem acabada são fundamentais para um cimento queimado bem liso e bonito.
Um material extremamente versátil e em alta na arquitetura, tem tudo para ajudar a compor o ambiente ideal, tanto para casas quanto para escritórios.
OUTROS TIPOS DE CIMENTO QUEIMADO PARA A PAREDE
Com a popularidade do cimento queimado na decoração de interiores, têm surgido no mercado opções mais acessíveis e de fácil aplicação que já vem prontas ou que podem ser feitas em casa. São opções que são exclusivas para serem aplicadas na parede, pois não possuem a alta resistência e durabilidade que o cimento queimado tradicional oferece para serem aplicadas no piso.
A primeira delas é o papel de parede com estampa que imita a estética o cimento queimado. Feito especialmente para aqueles que querem uma aplicação fácil e rápida, sem muito trabalho, cheiro ou tempo de espera, o papel de parede tem esses benefícios.
Outra opção mais acessível é substituir o cimento por argamassa na receita original do cimento queimado. Uma opção com menor custo e mais rápida de ser feita, uma vez que o cimento não precisa ser preparado antes de ser misturado à água e os outros aditivos. Tem boa durabilidade, especialmente quando aplicadas às paredes, no entanto, ainda é preciso tomar cuidado com o espaço de dilatação.
Entre estas, opção mais econômica é a mistura produzida com base de massa corrida, na qual é misturada cera e pigmento. O pigmento mais utilizado é o preto, a fim de obter um tom de cinza do cimento queimado, mas essa opção permite qualquer tonalidade, utilizando corantes líquidos ou em pó que sejam diluíveis em água. Embora seja de fácil aplicação e tenha um efeito estético muito aproximado do cimento queimado original.