Logo Gava

Com experiência em projetos e obras corporativas, A GAVA possui soluções para diversas áreas e atividades, buscando sempre executar projetos de arquitetura com precisão e compromisso aliados à bases primordiais de um trabalho com qualidade e inovação respeitando sempre o orçamento e expectativas de nosso clientes.

Arquitetura Full Service em São Paulo

Edifício Landmark Nações Unidas

Av. das Nações Unidas, 12399, CJ131B

São Paulo, São Paulo 04578-000, BR

+55 11 5093-9691

contato@gava.arq.br

Top
Image Alt

GAVA

porque compatibilizar um projeto

Você sabia que a compatibilização de projeto pode ajuda-ló a economizar tempo e dinheiro?

Um projeto de edificação, seja ele de pequeno, médio ou grande porte é algo complexo e que pode envolver uma equipe multidisciplinar para fazer com que a construção atenda todas as necessidades do cliente com sucesso. Podendo envolver uma equipe de engenharia, de arquitetura, de decoração e outros profissionais, todos com suas atuações em pontos específicos, é importante que todos os profissionais atuem de forma integrada ao projeto.

Lidar de forma integrada com um projeto permite aos profissionais uma visão geral de todo o planejamento, assim como, detectar irregularidades ou interferências que podem acarretar em problemas na execução da obra. 

A tarefa de compatibilizar esses projetos cabe a figura do Gestor de Projetos, que atua administrando toda a equipe de trabalho com cronogramas, custos e objetivos a serem alcançados. Isso ocorre sobrepondo todos os projetos produzidos para a execução daquela edificação usando softwares específicos, como o AutoCAD. São unidos projetos de estrutura, arquitetura, elétrico, hidráulico, climatização, telecomunicações, arquitetura de interiores e todos os outros aspectos que estejam sendo produzidos concomitantemente. 

O quanto antes um problema é detectado na compatibilização do projeto, mais rápido é possível oferecer soluções em conjunto para editar que existam mal entendidos e problemas no canteiro de obras, que geram mais custos e aumento dos prazos. E esse é um dos grandes benefícios da compatibilização, pois estas análises são feitas ainda na fase de elaboração do projeto. 

Outro benefício da compatibilização do projeto é a simplificação da fase da execução, uma vez que é possível calcular com precisão o uso do materiais e também o tempo de construção da edificação. Calcula-se que a possibilidade de intervenções no canteiro de obra diminui consideravelmente e, com isso,  o custo total da obra pode ser reduzido entre 5% e 8%. 

A compatibilização também faz com que os profissionais envolvidos no projeto, que trabalham cada um na sua especialidade, possam interagir e entender que o projeto depende de todos os profissionais trabalhando em conjunto.

A seguir, separamos 5 dicas imprescindíveis na compatibilização de projetos que pode aumentar ainda mais a economia de tempo e dinheiro no seu projeto:

Compatibilização de projeto: 5 dicas para economizar tempo e dinheiro

1) Planejamento como prevenção

Uma boa forma de iniciar qualquer tipo de obra em que precise ser executada qualquer tipo de serviço que envolva diversos profissionais é definir todas as especialidades que estarão presentes e o que será executado já no início do projeto. 

Assim, é possível estabelecer parâmetros que vão influenciar no desenvolvimento de todos estes trabalhos, estabelecendo caminhos ou espaços específicos onde algum sistema irá passar. Entre outros serviços que deverão também ser executados, como sistema elétrico, hidráulico são alguns exemplos. Além de que prevendo todos esses serviços com projeto você estará prevendo todos os custos antes mesmo de começar a executar.

2) Comunicação é imprescindível para qualquer tipo de projeto

Para um Gestor de projetos, a comunicação é tudo. A facilitação da comunicação entre as equipes ou os profissionais durante o desenvolvimento dos projetos pode evitar que mal entendidos como o cruzamento de dois sistemas no mesmo lugar. 

Reuniões com representantes das equipes podem contribuir para o alinhamento das ideias e das possibilidades que o projeto oferece, além de facilitar a resolução de problemas. 

3)Padronização no desenvolvimento do projeto

Para lidar com uma equipe diversa, outra ferramenta de alinhamento na comunicação é a definição de padrões pelos quais o projeto será desenhado. É preciso que todos os profissionais envolvidos sejam capazes de ler e entender claramente os projetos desenvolvidos e que Gestor consiga ter uma visão total dos processos.

Existem várias formas de fazer com que um projeto compatibilizado consiga ser facilmente compreendido. Uma das mais intuitivas é a divisão por cores, mas sempre que possível pode-se utilizar qualquer outro elemento que facilite a leitura geral, o importante é que todos os projetos sejam produzidos na mesma linguagem e de acordo com as normas ABNT, um sistema padrão para arquitetos.

4)Abra-se às possibilidades de mudança

Na fase do desenvolvimento de um projeto, é preciso lidar com diversas possibilidades que o projeto pode assumir para atender às necessidades e expectativas do cliente. Por isso, é preciso sempre apresentar alternativas que possam alcançar os mesmos objetivos, no caso de alguma interferência ser detectada e uma mudança precisar ser realizada. 

5) Entenda seu cliente

Atender às expectativas do cliente de forma inovadora e criativa é o grande objetivo de um projeto de arquitetura. Por isso, a fase de briefing e planejamento pode ser considerada uma das mais importantes, antes mesmo da execução da obra, pois é o momento para conhecer um pouco mais as demandas e os sonhos que o cliente quer realizar através do projeto. Um briefing mal executado ou mal interpretado resulta em um projeto que não agrada o cliente, o que gera perda de tempo e de dinheiro, além de um relacionamento profissional desgastado. 

Entender as preferências do cliente é um dos pontos principais que faz um bom projeto de arquitetura.